Videogame pode ser tão destrutivo quanto a cocaína, afirma terapeuta

Steve Pope, um terapeuta britânico, divulgou nesta terça um polemico artigo no jornal Lancashire Evening Post onde afirma que jogar videogame pode ser tão viciante quanto a cocaína.

O terapeuta afirmou que este é o vício que mais cresce, e uma das explicações apresentadas por ele é a de que as pessoas cada vez mais utilizam os jogos para escapar do mundo real e acabam viciadas na adrenalina que a atividade libera.

Em seu artigo Pope divulgou que o crescente vício em jogos eletrônicos tem produzido efeitos semelhantes aos apresentados pelos usuários de cocaína.

- Passar duas horas em um videogame é equivalente a cheirar uma carreira de cocaína. afirma Steve.


Para exemplificar sua pesquisa, Pope mostra que assim como o narcótico, o excesso de games provoca mudança no comportamento dos jovens, tais como: perda da vontade de ir a escola, roubar dinheiro dos pais para comprar outros jogos, alterar o horário das refeições e até mesmo confundir a realidade com o mundo virtual. O terapeuta citou casos graves que ele atende, como o de um garoto de 14 anos que permaneceu jogando por mais de 24 horas ininterruptas e apresentou sinais de desidratação, porém, quando seus pais tentaram lhe retirar o game o menino se tornou agressivo e ameaçou se atirar da janela.
Disse Pope:

- É o vício que mais cresce. Ele afeta os jovens mentalmente e provoca problemas físicos, tais como a obesidade.

Segundo uma estimativa do terapeuta, três em cada cinco menores de 16 anos jogam videogame no Reino Unido, um fato que é motivo de preocupação para os profissionais da saúde.

Pope ainda lembrou de um caso de uma mãe que comprou um jogo para o seu filho e disse:

- Eu olho para o passado e tenho a impressão de ter dado a primeira dose de uísque para meu filho.


Entre diversas citações, Steve Papa ainda deu exemplos no âmbito futebolístico, onde atletas se reúnem nas concentrações para jogar videogame:

- Muitos jogadores têm apresentado um desequilíbrio relacionado aos games que prejudica a performance em campo.

Como psicoterapeuta de um time, Papa decidiu proibir os atletas de jogar qualquer tipo de videogame 24 horas antes de uma partida.

Realmente o mundo virtual afeta consideravelmente a rotina dos jovens, eu mesmo certa vez da minha vida fiquei jogando 49 horas com outro amigo, sem dormir, apenas se alimentando, mas tudo isso enquanto jogávamos, e hoje estou aqui saudável.

Você concorda com esta comparação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário